Chat Online Corretor Online
Fale Conosco
(12) 3042-0939
Central de Vendas
(12) 99606-3599
Chat Online
Corretor Online
Fale Conosco
(12) 3042-0939
Central de Vendas
(12) 99606-3599

Mais qualidade de vida e menos estresse. Conheça alguns benefícios de ter um contato maior com a natureza.

Atualmente, o ser humano está cada vez mais distante da natureza, visto que cada vez mais estamos vivendo em grandes cidades, em busca de melhores oportunidades e recursos. Contudo, manter uma conexão com a natureza tem vários benefícios para nossa saúde e melhora nossa qualidade de vida. Sendo assim, em uma conversa com especialistas da área de Psicologia, realizada pela UOL VivaBem, foi listado os principais benefícios de ter um contato maior com o meio ambiente.

1. Estimula a concentração

Em uma pesquisa realizada em 1991, os estudiosos comprovaram que pessoas que estão em contato com a natureza ficam mais focadas em suas atividades. Esse resultado foi obtido por meio de três pessoas colocadas em situações diferentes, para testar sua concentração, e quem se saiu melhor foram aqueles que estabeleceram uma conexão com áreas verdes. Entretanto, esse benefício não é somente para os adultos, outra pesquisa mostrou ainda que crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade tiveram um aumento na capacidade de concentração depois de 20 minutos em contato com a natureza.

2. Reduz estresse e a hipertensão

Diversas pesquisas comprovam que frequentar locais arborizados ajuda muito na saúde. Um estudo realizado na Universidade de Chiba, publicado no periódico Environmental Health and Preventive Medicine, afirmou que a prática Japonesa de “banho de flores”, em que pessoas passam alguns momentos dentro da mata para relaxar, reduz os níveis de cortisol – hormônio do estresse -, diminui a pulsação e a pressão arterial e ainda interfere no sistema nervoso simpático e no parassimpático. Também 9% dos casos de hipertensão arterial poderiam ser prevenidos com a visita semanal a espaços de natureza por ao menos 30 minutos.

3. Ativa sua memória

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan descobriu, após realizar um teste de memória em dois grupos de estudantes, que aqueles que tiveram contato com a natureza apresentaram um aumento de 20% na eficácia do teste, enquanto o “grupo da cidade” não teve melhoras significativas. Então, se você é conhecido pela pouca memória, a solução dos seus problemas pode estar na natureza.

4. Melhora a saúde mental

Os especialistas sugerem que 30% da melhora na saúde mental está em viver em áreas mais verdes. Em uma pesquisa realizada por cientistas britânicos, foi comprovado que pessoas vivendo em áreas com contato com a natureza têm menos sinais de depressão e ansiedade. Essa impressão de bem-estar, produz efeitos de longo prazo, esse é o grande diferencial, porque segundo a pesquisa, mesmo depois de três anos, a saúde mental ainda é melhor para quem vive perto de áreas verdes, o que não acontece com as muitas outras coisas que achamos que nos farão felizes. Em um estudo realizado pela revista Nature, cerca de 7% dos casos de depressão podem ser prevenidos com um contato semanal com a natureza.

5. Melhora a saúde física

Um estudo realizado pelas Universidade de Harvard e o Brigham and Women ‘s Hospital descobriu após entrevistarem mais de 108 mil mulheres, que a taxa de mortalidade daquelas que viviam em áreas mais verdes era 12% mais baixa do que aquelas vivendo em centros urbanos menos arborizados. 

Portanto, agora você já sabe que diversos estudos apontam infinitos benefícios de estar em contato com a natureza, redução do estresse, hipertensão, doenças respiratórias, melhoras no desempenho da memória, entre outros. 

Pensando sempre no seu bem-estar e de toda sua família, a construtora Stemmi terá o lançamento de mais um empreendimento, o Condomínio Residencial Bosque Urbanova. Ele possui um paisagismo de tirar o fôlego, mais precisamente, são 60% de área verde, situado em uma reserva natural da Mata Atlântica. Ainda temos líquens vermelhos, os fungos, necessariamente os líquens vermelhos ou rosas, são indicadores de ar puro, essas espécies só crescem em ambiente com ar puro, esses fungos crescem nas árvores, mas não causam nenhum dano para a planta. 

Agora você já sabe que no Bosque Urbanova você tem uma área verde e qualidade no ar para trazer benefícios para sua saúde. 

Entre em contato e saiba mais.

(12) 3042-0937

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *